Foi inaugurado o maior centro de artes cênicas do mundo em Taiwan, projetado por Mecanoo. O Centro Nacional de Artes de Kaohsiung compreende cinco espaços de performance de última geração sob um único teto medindo 140.000 metros quadrados.
Inaugurado em 13 de outubro de 2018, o projeto foi construído em um parque subtropical na cidade de Kaohsiung, no sul de Taiwan, ocupando uma antiga base de treinamento militar para simbolizar a transição da cidade de um importante porto internacional para um centro cultural rico e diversificado, conectando talentos artísticos locais e internacionais.
No total, o projeto levou 15 anos e 346 milhões de dólares para ser construído. Na cerimônia de abertura, o presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, elogiou o centro como uma declaração da intenção do governo de trazer de volta os locais militares antes restritos para o domínio público.
Weiwuying é um dos edifícios mais ambiciosos de Mecanoo e incorpora todos os elementos-chave da nossa filosofia. Inspirada pela beleza das árvores Banyan locais, com suas copas icônicas de folhagem vasta e ondulada, a estrutura é composta por uma única pele e telhado sob os quais generosos espaços livres podem fluir. Nosso objetivo é criar um destino cultural emblemático para Taiwan, um marco para atrair artistas e performances de todo o mundo.
-Francine Houben, arquiteta fundadora do Mecanoo
Saiba mais sobre o projeto em nosso artigo aqui.
Via: Mecanoo / Taiwan Today
National Kaohsiung Center for the Arts / Mecanoo
36 Architects Fengshan District, Kaohsiung City, Taiwan Local Architect Preparatory Office of The Wei-Wu-Ying Center for the Arts of the Ministry of Culture, Taiwan Founding Partner & Creative Director Artistic and Executive Director Project Year Photographs Text description provided by the architects.